Por que investir em segurança patrimonial?

Por que investir em segurança patrimonial?

Com o crescimento da violência urbana, torna-se cada vez mais imperativo investir em segurança patrimonial. É notório que as ações de violência, vandalismo e depredação tem se tornado mais frequentes, especialmente nos grandes centros urbanos. E nada mais natural que desejar proteger a própria casa, prédio ou empresa.

Primeiro, é importante entender que segurança patrimonial é toda forma de prevenção de perdas e danos ao patrimônio, evitando que ocorra depredação, assim como combate preventivo a potenciais ações violentas, como invasão e assalto, voltada a proteção da casa, condomínio ou estabelecimento comercial.

Também é importante levar em conta a importância da vigilância interna de condomínios e empresas, para possível responsabilização de atos contrários às regras internas. Por isso, veja a seguir cinco vantagens que investir em segurança patrimonial pode trazer à sua casa, condomínio ou comércio!

Previne depredação

Um dos maiores problemas que vêm sendo enfrentados nas grandes cidades é o aumento considerável do vandalismo e depredação. Da pichação à destruição de jardins, muros e calçamento, a depredação tem atingido níveis alarmantes e angariado prejuízos financeiros imensos. Investir em segurança patrimonial coíbe essas práticas, diminuindo drasticamente sua incidência.

Impede ações violentas

Outro aspecto que tem aumentado de maneira assustadora na violência urbana são as ações violentas diretas, como assalto, sequestro e invasões. Os criminosos que premeditam agir dessa maneira sempre procuram pontos fracos, com menor vigilância, pontos cegos e falta de equipamentos que ofereçam risco de reconhecimento. Por isso, ao se investir em segurança patrimonial eficiente, diminui muito a chance dessas ocorrências.

Garante maior segurança

A segurança não vem apenas da ação, mas da prevenção. Locais com segurança patrimonial eficiente previnem-se contra atos violentos e garantem a sensação de maior segurança ao focar os recursos para uma prevenção eficaz.

Auxilia na investigação

Algumas vezes, atos de violência, como depredação, assaltos e invasões, ocorrem até mesmo onde há todo um sistema feito para impedi-los. Embora o foco em se investir em segurança patrimonial deva ser a prevenção, ela ajuda, em muito, na investigação policial ou administrativa dessas ocorrências, pelo registro em vídeo ou o testemunho de vigilantes em guaritas bem posicionadas.

Aumenta a vigilância

Além da prevenção da violência, investir em segurança patrimonial previne as perdas internas, vigia melhor as ocorrências ilícitas administrativas de condomínios e fornece meios de provas mais eficazes para a responsabilização por atos vão contra regulamentos internos, por exemplo.

A segurança patrimonial é, em suma, uma série de medidas eficazes voltadas para melhor o monitoramento dos locais e garantir sua preservação física. Inclui medidas como alarmes sensoriais, guaritas estrategicamente posicionadas, integração arquitetônica com o local, câmeras visíveis e sem pontos cegos, etc.

Existem muitos fatores que podem influenciar diretamente na eficácia de segurança patrimonial. O importante é compreender que investir nesse tipo de segurança garante tanto um retorno financeiro, evitando gastos com manutenção e recuperação, como um retorno em termos de segurança pessoal e segurança jurídica administrativa de responsabilização por ações contrárias ao regulamento da empresa ou condomínio, por exemplo.

Por essas razões, torna-se essencial investir em segurança patrimonial. Dúvidas de como fazê-lo, sugestões ou outros motivos para fazer esse investimento? Deixe seu comentário abaixo!