Acesso biométrico: Por que ter biometria para acesso residencial?

Acesso biométrico: Por que ter biometria para acesso residencial?

Com o aumento da criminalidade as pessoas a cada dia mais têm buscado formas de aumentar a segurança e protegerem não somente a si mesmos, mas também todos os seus bens. Já existem no mercado diversas tecnologias com a finalidade de incrementar a segurança de seus usuários e seus respectivos pertences.

O acesso biométrico é uma técnica moderna que antes era vista somente em filmes e que atualmente já é utilizada para proteger casas e condomínios da entrada de pessoas não autorizadas. Mas como essa tecnologia funciona? É vantajoso investir nela? Confira neste post essas respostas e muito mais sobre o acesso biométrico a casas e condomínios.

Como funciona o acesso biométrico?

Essa tecnologia funciona de uma maneira muito simples: o usuário chega em casa, encosta o dedo no leitor, e, pronto! A porta se abre e ele pode entrar na residência. O acesso biométrico já tem sido utilizado em alguns smartphones, onde o desbloqueio do aparelho é feito por leitura da digital cadastrada. Mas a utilização desta tecnologia é muito mais ampla que somente para liberar celulares, como vamos mostrar, ela pode ser utilizada para aumentar a segurança da sua casa e da sua família.

Diga adeus às chaves

Quem nunca perdeu uma chave? Ou quem nunca precisou procurar o chaveiro desaparecido para trancar a casa antes de sair para o trabalho ou para a balada? Com o acesso biométrico procurar as chaves pela casa ou ter que voltar na garagem para buscá-las no carro nunca mais será um problema. Essa tecnologia permite com apenas o toque do polegar ou do dedo indicador que as portas da casa destravem, cancelas de condomínios sejam abertas e o acesso em portões seja liberado.

Após o usuário ter feito o cadastro das digitais uma única vez ele sempre terá acesso e não precisará se preocupar com roubo de chaves ou que outras pessoas entrem, pois a única forma de liberar a entrada será através do dedo cadastrado.

A biometria impede qualquer tipo de fraude, pois permite identificar cada pessoa cadastrada. Além de nunca terem o acesso negado, pelo simples fato de ser impossível esquecer o dedo em casa ou no trabalho.

Maior segurança

Imagine um condomínio no qual para liberar o acesso é necessário passar por um leitor biométrico. Esqueça o medo de ter o carro roubado e assaltantes acessem-no, pois os porteiros reconheceram o carro. Moradores não precisam se preocupar com controles ou chaves apenas o toque no dispositivo permitirá o acesso.

Considerando residências, será impossível que os ladrões roubem suas chaves ou que elas sejam clonadas. Essa tecnologia garantirá acesso somente a você e sua família.

Menos porteiros e menos seguranças

A introdução deste tipo de tecnologia em condomínios e empresas permite uma redução no quadro de funcionários e mantém o nível de segurança. Com o leitor biométrico não será necessário seguranças para permitirem acesso ou porteiros para liberarem a entrada, basta a pessoa posicionar o dedo no leitor, e pronto, acesso liberado.

A tecnologia ajuda bastante no aumento da segurança, mas existem casos que a presença de funcionários é indispensável. Portando o ideal é que condomínios e empresas saibam como utilizar ambos, criando desta forma um sistema de segurança praticamente infalível.

Você provavelmente já deve ter visto inúmeros filmes em que atores utilizam este tipo de tecnologia. Mas você sabia que ela pode ser utilizada na sua casa? Sabia destas inúmeras vantagens? Não deixe de comentar e nos contar suas impressões da aplicação do acesso biométrico.