6 dicas que vão ajudar a garantir a segurança em condomínios

6 dicas que vão ajudar a garantir a segurança em condomínios

Para ajudar a proteger e manter a segurança em condomínios, é importante que pequenos, mas importantes cuidados sejam tomados no dia a dia, por parte dos moradores e também do síndico, que deve adotar o máximo de medidas de prevenção, a fim de evitar situações de risco. A falha humana é justamente o que o criminoso espera para atuar.

Essas medidas são extremamente importantes para barrar a criminalidade, que cresce mais a cada dia e exige uma postura mais disciplinada tanto por parte dos síndicos quanto dos condôminos.

Confira a seguir 6 dicas que vão ajudar a garantir a segurança em condomínios.

1. Invista em um sistema eletrônico de segurança

Se o seu condomínio ainda não possui um sistema eletrônico de segurança, é a hora de investir em um. Além disso, é de suma importância a contratação de um funcionário para ficar de olho nas câmeras, no sistema de controle de acesso e em comportamentos estranhos dentro ou em volta do condomínio.

2. Faça o controle de entrada e saída de pessoas

Hoje em dia nem sempre os ladrões aparecem mal vestidos. É comum que alguns deles estudem os hábitos dos moradores e tentem se passar por visitantes.

Por isso, é essencial que o portão principal fique sempre fechado e todos os visitantes sejam devidamente identificados e tenham a sua entrada autorizada pelo morador. Isso também é valido para prestadores de serviço e entregadores.

3. Seja rigoroso na contratação de funcionários

Algo que faz muita diferença com relação à segurança de condomínios é a contratação de funcionários com bons antecedentes e referências. Além disso, é importante que os colaboradores tenham capacitação profissional para a função que vão exercer.

4. Tenha planejamento para casos de emergência

É importante que o síndico e os moradores pensem de forma conjunta em atitudes a serem tomadas para casos de emergência. Por exemplo, no caso de um morador ser rendido por um criminoso em seu veículo, ele pode utilizar uma senha, previamente combinada, para alertar quem estiver dentro do condomínio ou o porteiro, como piscar de leve os faróis.

5. Pratique e incentive a discrição

Jamais fique comentando sobre bens pessoais ou sobre quantias de dinheiro guardado dentro de casa na presença de pessoas estranhas. Assim você não chama a atenção de pessoas que possam ter intenções duvidosas.

Além disso, é importante nunca deixar as chaves de seu apartamento com funcionários e nem na portaria. É um cuidado simples que pode evitar muitos problemas.

6. Não descuide da garagem

Ao estacionar o seu veículo na garagem do condomínio, é importante deixar o carro fechado e com o alarme ligado. Além disso, não deixe pertences, pacotes ou objetos à vista. Dessa forma, você não chama a atenção de pessoas com intenção de roubar seus pertences ou até mesmo de subtrair o seu veículo.

Para garantir a segurança de condomínios, é importante que todos sejam responsáveis e entendam a importância da contribuição individual na busca pelo bem-estar coletivo. É essencial, ainda, muita atenção sempre, por parte de moradores e funcionários, especialmente no caso de movimentações estranhas e em situações atípicas.

Você já passou por algum problema ou adotou outras medidas de segurança no condomínio onde mora? Deixe a sua experiência ou sua dúvida nos comentários!