5 tecnologias para ajudar na segurança do seu prédio

5 tecnologias para ajudar na segurança do seu prédio

O índice de assaltos a residências aumentou em todos os estados do país no último ano. Com isto, é preciso que haja um reforço cada vez maior da segurança, a fim de evitar não só danos patrimoniais mas também estresses e traumas desnecessários que podem afetar drasticamente você e sua família.

Veja no post de hoje 5 tecnologias que podem ser implantadas no seu prédio a fim de melhorar a segurança residencial:

Acesso biométrico

O acesso biométrico é importante para assegurar que apenas moradores terão livre acesso ao condomínio sem necessidade de cadastro. Assim, quando um morador se mudar para o local, ele cadastrará sua digital e todas as vezes em que acessar a entrada apresentará a digital ou a uma máquina integrada a um sistema de segurança, ou a uma catraca. Isto evita fraudes e problemas com desconhecidos circulando livremente no condomínio.

Sistemas de segurança

Os sistemas de vigilância são essenciais para registros de atividades incomuns no prédio, na garagem e nas demais dependências. Porém, para que sejam eficientes, dois cuidados são necessários: que realmente tenha alguém que acompanhe as câmeras constantemente e que seja contratado o serviço de gravação das câmeras.

Em caso de alguma fatalidade, é possível rever as gravações e identificar possíveis suspeitos de crimes. Caso eles desconfiem que qualquer uma das duas situações não vão acontecer, se sentirão livres para agir sem medo de ser pegos.

Catracas

As catracas são bem úteis não só para o controle biométrico dos moradores mas também para exigir o cadastro dos visitantes que entrarem no condomínio. Com elas, é possível que exigir que a visita só entre no prédio por meio de cartão de proximidade, biometria ou senha.

O cadastro é realizado com um software conectado à catraca, e pode ser feito da seguinte forma: a pessoa que quer acessar o condomínio precisa apresentar documento de identidade, que estará vinculado ao cartão ou senha que será exigido, bem como avisar para onde está indo no prédio. Assim é possível controlar todas as pessoas que entraram e saíram do prédio

Uso de Tags RFID

Para os acessos de automóveis, uma boa solução é o uso de Tags RFID. Nesses casos, é instalada uma cancela na entrada de automóveis no condomínio e um leitor próximo a ela. Todos os automóveis do condomínio, sejam eles motos ou carros, recebem uma tag que deve ser colocada próximo ao espelho retrovisor do carro.

Todos os veículos com a tag, quando passarem pelo sensor, irão abrir automaticamente a cancela, evitando possíveis assaltos por demora a entrar no acesso a automóveis. Os veículos que não tiverem terão que passar pelo aval de um porteiro ou segurança para saber se algum morador autorizou sua entrada no condomínio.

Softwares

Os softwares são essenciais para a gestão das tecnologias mostradas anteriormente. Com ele você consegue acompanhar todas as informações referentes a acesso de moradores e visitantes, com dia e horário, número de documentos, tipo de carro e placa, etc. Eles permitem o controle fácil de pessoas que estão chegando para eventos como aniversários e festas dentro do condomínio.

Integrado com um sistema de vigilância, oferecem também um ótimo sistema de segurança e rastreio de informações em caso de problemas. Também permitem controlar se há vagas disponíveis na garagem e geram relatórios sobre as atividades do condomínio no período determinado.

Você já conhecia alguma dessas tecnologias de segurança para seu condomínio? Já há algumas delas em seu prédio? Conte para nós nos comentários ou deixe suas dúvidas.