Gestão empresarial: 4 planilhas para organizar seu negócio

Gestão empresarial: 4 planilhas para organizar seu negócio

A gestão empresarial é uma tarefa bastante complicada e que exige muito trabalho por parte do administrador. Entretanto, este trabalho pode ser facilitado pelo uso de soluções inovadoras e que permitam a otimização das tarefas. Neste post você vai conhecer quatro planilhas para organizar o seu negócio e como elas poderão ajudar a gerir a sua empresa com mais facilidade e agilidade.

1) Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que pode fazer toda a diferença na gestão de uma empresa ao organizar as entradas e saídas de recursos e apresentar o saldo disponível das contas em caixa, bancos e aplicações de curto prazo.

Com o uso do fluxo de caixa é possível, também, categorizar as despesas por tipo e entender melhor os gastos da empresa ou ainda quem são os principais clientes. Esta planilha, quando elaborada corretamente, permite o conhecimento dos recursos de curto prazo e que podem ser utilizados de acordo com as necessidades da empresa, e no longo prazo para que possa planejar a compra de imobilizado ou investir na expansão dela.

2) Controle bancário

Assim como o fluxo de caixa, o controle bancário apresenta-se como uma excelente ferramenta financeira, já que ajuda a entender melhor os recursos disponíveis para a empresa e, ainda, no caso daquelas empresas que possuem múltiplas contas, essa ferramenta poderá ajudar a congregar saldos e conhecer a situação dos recursos totais e que estão em diferentes instituições financeiras.

Outra função do controle bancário é controlar os cheques pré-datados que foram emitidos e recebidos e, em alguns casos, pode ser feita a conferência de boletos recebidos e recebimento referente a cartões de crédito e depósitos bancários, o que permite controlar tudo o que entra e sai das contas bancárias da empresa.

3) Planilha do controle de estoque

A correta gestão do estoque costuma ser uma tarefa bastante árdua para as empresas e o seu controle pode ser melhorado com o uso de planilhas que, entre outras funções, irão auxiliar no controle das entradas e saídas de mercadorias, auxiliando, assim, no correto cálculo do preço de venda do produto ou dos serviços que são prestados.

Além disso, a correta gestão do fluxo de caixa evita que mercadorias fiquem encalhadas e ainda coíbe eventuais erros e até mesmo fraudes, que acabam gerando custos extras para as empresas que não utilizam este tipo de controle.

4) Controle de contas a pagar e a receber

Juntamente com outras ferramentas, o correto controle de contas a pagar e a receber permite acompanhar de perto do fluxo de entradas e saídas da empresa, evitando o pagamento em atraso ou ainda em duplicidade e até mesmo esquecimento, que no caso dos impostos, em especial, é bastante prejudicial para a empresa.

Neste post você viu que o uso de planilhas na gestão empresarial agiliza o dia a dia e ainda permite controles que evitam erros, falhas e fraudes, o que torna o processo mais rápido e ainda mais confiável. Isso lhe permite focar em outras áreas da empresa que necessitem de atenção. E você, o que tem feito para otimizar a gestão financeira da sua empresa? Deixe os seus comentários.