Gestão de tempo: como fazer o dia em sua empresa render mais

Gestão de tempo: como fazer o dia em sua empresa render mais

Planejar a gestão de tempo de forma eficaz é um grande desafio na vida de muitos empreendedores e gestores. Conciliar rotina, demandas internas, reuniões e tarefas pessoais é fundamental para que você consiga realizar com maestria todas as obrigações que são de sua competência e de sua equipe.

Praticar uma gestão de tempo de qualidade é uma competência que deve ser desenvolvida por você, que pretende liderar uma equipe, seu negócio e sua rotina. Quer saber como driblar esse desafio e ser o senhor do seu tempo? Continue a leitura, preparamos excelentes dicas para você!

Conte com o Google para se organizar

Presente na vida de todos aqueles que utilizam a internet, o Google oferece ferramentas gratuitas que vão muito além do sistema de busca. A empresa possui grandes facilitadores que vão tornar a sua rotina com documentos, agenda e compartilhamento de arquivos muito mais simples.

Google Drive

Certamente na sua empresa existem arquivos que são de comum utilização e muitos precisam acessar. Uma boa forma de otimizar esse processo é criar uma pasta no Google Drive, onde você pode inserir todos os arquivos de uso comum e compartilhar com os colaboradores que precisam ter acesso a eles. Elimine da sua rotina o trabalho de parar, abrir o computador, procurar um arquivo e mandá-lo por e-mail. Use a plataforma também para acessar o que precisa de qualquer lugar ou dispositivo, afinal tudo ficará salvo na nuvem.

Google Agenda

Elimine o conflito de compromissos e dúvidas sobre a sua agenda. Crie uma agenda compartilhada entre você e os colaboradores que precisam saber de sua rotina. Assim, todos ficam cientes e qualquer compromisso pode ser agendado por eles diretamente na ferramenta. Além disso, o Google vai enviar para o seu e-mail lembretes antes de cada compromisso e quando algo for agendado.

Google Keep

Não perca mais nenhuma anotação, faça lembretes para você mesmo e crie check lists com esse aplicativo. Com o Google Keep você salva notas, lembretes, ideias e até mesmo pequenas tarefas que você não pode esquecer. Tudo centralizado em um aplicativo para otimizar sua organização, de qualquer lugar, usando o computador ou celular.

Gerencie projetos e equipes com eficiência

A internet é uma grande aliada e possui muitos recursos, um deles é o Trello, um gerenciador de projetos muito popular por sua eficiência e também por ser gratuito. É fantástica a possibilidade de visualizar seu projeto como um todo, em um só lugar, onde você gerencia quem é o responsável por cada tarefa, qual o prazo, onde estão os arquivos e qual demanda está em andamento, em atraso ou deve ser entregue. Essa plataforma é essencial para você que precisa de mais organização, tempo e controle.

Otimize sua gestão de tempo

Além de ferramentas e plataformas, existem muitas ações para transformar você em um ninja do tempo. Atitudes que certamente vão colaborar para que o dia na sua empresa seja muito mais produtivo. Aqui vão algumas dicas:

  • Ser produtivo é diferente de estar ocupado, portanto, seja autocrítico e avalie a forma com que realiza seu trabalho. Veja quanto tempo demora para realizar cada uma de suas tarefas e como pode ser mais prático e eficiente.
  • Defina e liste todas as prioridades por dia, semana e mês.
  • Priorize o produto final. Ao trabalhar em projetos de alta prioridade, formule rapidamente conclusões preliminares para orientar seu trabalho e faça uma lista de tarefas para alcançar o resultado desejado.
  • Não gaste energia com demandas pouco relevantes. Trate itens com baixa prioridade de forma que você possa perder o mínimo de tempo possível com eles.

E então, pronto para conhecer essas ferramentas e colocar todas as dicas em prática? É de conhecimento geral de todos que o tempo voa, mas temos uma notícia para você: realizando uma boa gestão de tempo, você se tornará o piloto.

Gostou das dicas? Tem alguma outra ferramenta infalível que sempre te ajuda? Conte para nós aqui nos comentários!