Como as lições de Simon Sinek auxiliam a aumentar as vendas da empresa

Como as lições de Simon Sinek auxiliam a aumentar as vendas da empresa

Por que o consumidor deveria escolher o seu produto em vez do da concorrência? Porque ele é melhor, mais barato? De acordo com as lições Simon Sinek, esta é a forma como a maioria das empresas faz seu apelo ao consumidor e, como todas estão fazendo a mesma coisa, poucas conseguem ser únicas e oferecer algo que realmente chame a atenção.

A boa notícia é que segundo Simon, um dos mais famosos palestrantes do TED, existe uma forma de fazer diferente e se destacar no mercado. Ele chama esse processo de The Golden Circle, ou o Círculo Dourado, em português.

Este método permite às empresas se destacar e, com isso, aumentar suas vendas. Quer saber como? Acompanhe conosco!

O que é o Golden Circle?

Imagine um círculo com dois círculos menores desenhados dentro dele, como em um tiro ao alvo. O círculo de fora tem nele escrito a palavra what (o quê), o círculo do meio tem escrito how (como) e o último, e menor círculo, tem a palavra why (por quê) em seu interior.

A maioria dos empresários consegue descrever o quê eles fazem e como, mas poucos sabem responder o por quê. Sinek diz que quando você consegue responder o por quê, você se torna único e inspirador.

Por que sua organização existe? Por que você se levanta da cama cinco dias por semana para trabalhar nesse empreendimento? O palestrante diz que líderes inspiradores — e de sucesso! — começam pelo por quê, ou seja, de dentro para fora.

Como o Golden Circle é aplicado?

Grande parte das empresas se preocupa em fazer seu caminho de fora para dentro do círculo e não o contrário. Ou seja, elas comunicam seu público sobre o que fazem e como fazem, para só depois explicarem o por quê.

Simon diz que, para aumentar as vendas, é preciso fazer o caminho inverso e cita a Apple para exemplificar a aplicação da sua teoria. Se alguém perguntasse à empresa o que eles fazem, a resposta seria “fazemos computadores”. Mas ele diz que a Apple está sempre buscando incorporar e comunicar por quê fazem, que é “nós acreditamos em desafiar o status quo pensando diferente”.

Sinek ainda afirma que seus consumidores não compram iMacs ou iPhones porque eles são melhores, ainda que essa seja uma parte do motivo, mas, principalmente, porque eles respondem emocionalmente à filosofia do think different — pense diferente.

O método também influencia seus colaboradores?

O palestrante ainda estende o conceito para a contratação do seu time de funcionários. Ele diz que você não quer contratar pessoas que “precisam de um emprego”, mas sim aquelas que acreditam no que você acredita e, portanto, trabalharão dando o seu melhor para o negócio.

Segundo as lições de Simon Sinek, para conquistar vendas, é preciso gerar lealdade e criar laços com seu público, e é comunicando o por que você faz o que faz que conseguirá isso e obterá sucesso em seu negócio.

E você, o que acha dessa metodologia? Sabe qual é o por quê da sua empresa?