6 técnicas de negociação para conquistar clientes

6 técnicas de negociação para conquistar clientes

O custo de atração de novos clientes geralmente é alto para as empresas interessadas em expandir o seu público. Mas existe uma forma de engajar mais clientes com recursos já existentes dentro da empresa — e que não geram custos adicionais. Já sabe qual é?

A melhor forma de fidelizar o cliente é conquistando sua confiança e empatia. Isso pode ser feito por um vendedor treinado em técnicas de negociação.

Este artigo reúne algumas dicas para que você tenha sucesso durante as negociações com o seu cliente.

Tenha paciência para ouvir o ponto de vista do cliente

Você sabia que a negociação também tem uma função terapêutica? Muitos clientes estão ansiosos e inseguros quando vão contratar um serviço ou comprar um produto. Falar ajuda a aliviar a tensão.

Se o cliente sentir que você está ouvindo atentamente, ele vai sentir mais confiança em você, e isso pode gerar bons frutos.

Ensaie em casa

Toda a negociação tem um elemento de encenação e teatro. E todo bom ator, por mais experiente que seja, ensaia exaustivamente. Então, não deixe de ensaiar!

É muito simples: treine seus discursos em frente ao espelho, observando atentamente sua própria expressão facial, os seus movimentos corporais e a qualidade do seu contato visual.

Além disso, falar em voz alta vai te ajudar a adequar seu tom de voz e o ritmo da sua fala.

Evite que as negociações fiquem tensas

Falando em emoções, saiba que 90% da disposição do cliente em comprar com você se refere às emoções que você transmite e somente 10% tem a ver com os seus argumentos? Por isso, evite que a negociação fique tensa, mesmo que você não concorde com o posicionamento do seu cliente.

Caso você note uma leve tensão no ar, sugira uma pausa nas negociações para um cafezinho. Nessas horas, vale pedir ajuda a um colega de trabalho: sugira que ele puxe assunto com o seu cliente — para acalmar os ânimos. Em seguida, volte a negociar com tranquilidade.

Reconheça que o cliente tem um problema a ser resolvido

O cliente geralmente busca um produto ou serviço para resolver algum problema que ele tenha detectado no seu dia a dia. Se o cliente foi à sua empresa, significa que ele acha que você pode resolver esse problema.

Sendo assim, procure saber qual a questão que o cliente precisa resolver e a melhor forma de fazê-lo. Por isso, conheça bem seu produto e a missão da sua empresa!

Peça mais e ofereça menos

Essa técnica de negociação é provavelmente uma das mais antigas. Afinal, que cliente não gosta de um bom desconto?

Por isso, ofereça uma resolução mais simples para o problema do seu cliente. No decorrer da conversa, melhore sua proposta. Ao final, ofereça condições especiais de pagamento. Dessa forma o cliente vai acreditar que você está fazendo um esforço considerável para conquistá-lo!

Use a técnica do espelho

Segundo um estudo da Sociedade de Psicologia Social Experimental dos Estados Unidos, quando você sutilmente imita a linguagem corporal de outro indivíduo, o deixa mais propenso a sentir simpatia por você.

Afinal, a mente interpreta movimentos espelhados como sinal de interesse, tanto que, em relacionamentos, quanto mais espelhados os movimentos, maior é a atração dos indivíduos envolvidos!

Muitos vendedores, entretanto, têm cometido o deslize de confiar somente nos instintos para a venda. Isso pode funcionar bem para alguns, mas a maioria necessita conhecer essas técnicas de negociação e treiná-las para obter sucesso na conquista de clientes!

Tem alguma dica de uma técnica de negociação utilizada por você que não tenha entrado nesse post? Compartilhe sua experiência com a gente!