4 atitudes que todo líder deve ter para motivar uma equipe

4 atitudes que todo líder deve ter para motivar uma equipe

A liderança é algo que fascina muita gente. Não são poucos os trabalhadores que sonham com cargos de chefia e com a possibilidade de comandar uma equipe. Pode parecer tarefa fácil, algo como “eu mando e eles obedecem”, porém, este tipo de lógica de trabalho não forma aquilo que o mercado de trabalho necessita: líderes transformadores, capazes de gerir seu time em prol do resultado e tendo sempre a harmonia como ponto de equilíbrio entre os colaboradores e os objetivos da empresa.

Quem é líder de equipe ou pretende ser um gestor em algum momento da carreira deve saber que algumas ações influenciam o ambiente de trabalho de maneira positiva. Por isso, é importante conhecer essas 4 atitudes fundamentais que um líder deve ter para motivar uma equipe. Confira!

Demonstre segurança e mantenha a calma

Equipes trabalham de maneira mais produtiva quando sabem que estão sob a batuta de um profissional seguro e que conhece o trabalho profundamente. Em tempos de crise econômica é comum que funcionários sintam que seus cargos estão ameaçados ou que podem ser a próxima vítima de um corte de custos.

Passar segurança é uma atitude fundamental do gestor, isso serve para manter todos focados no trabalho e para exercício do papel de um verdadeiro líder, que é aquele que cuida de seu time e mantém a segurança da equipe inabalada.

Outro fator importante para o sucesso na liderança e na motivação é a calma. Mesmo diante das maiores adversidades, um líder sabe manter a cabeça no lugar, respeitar seus funcionários, dar uma injeção de ânimo perante os desafios e tomar as melhores decisões. Respeito e calma são fundamentais para o trabalho em equipe e são fatores que precisam estar presentes no cotidiano de um chefe.

Exercite a empatia para motivar uma equipe

Em alguns momentos da carreira é comum que o líder se depare com situações que fogem ao seu entendimento, principalmente, pelo fato de que ele possui uma posição diferente dos demais integrantes de sua equipe. Independente da situação, é necessário que o gestor se coloque no lugar do seu funcionário, exercitando a empatia e tentando compreender o motivo que levou o colaborador a tomar aquela atitude.

Em muitos casos as ações tomadas por membros do seu time podem fugir da normalidade, porém, sempre existirá um motivo para tal desvio, e é fundamental que o líder tente compreender a situação antes de corrigir o funcionário. Lembre-se que a empatia também serve para motivar uma equipe.

Fazer parte do mesmo desafio que seus comandados, colocar-se no lugar deles e tentar entender a maneira como o trabalho é executado são fatores fundamentais para um líder.

Reconheça o trabalho dos seus colaboradores

Não existe nada pior para a união de uma equipe do que a falta de reconhecimento pelo trabalho bem-feito. É muito importante que o líder aponte os acertos do seu time, assim como é feito com os erros.

Outro ponto importante para conquistar sua equipe é compreender que você faz parte dela, o que significa que na hora em que tudo dá errado, você também possui sua parcela de culpa. Líderes que “repassam” os erros para os comandados e não assumem a sua responsabilidade em caso de fracasso, despertam ruídos na convivência e criam um clima pesado entre os membros da repartição.

Não elenque favoritos

Chefes de equipes precisam aprender uma bela lição com as mães: não existe filho favorito. É fundamental que um líder respeite as diferenças de cada funcionário e não escolha colaboradores favoritos. Além de despertar ciúmes, essa atitude pode constranger o funcionário e abalar a relação que ele mantém com seus pares profissionais.

Por isso, seja imparcial e caso tenha que selecionar algum membro do seu time para uma nova função, lembre-se que a competência e a habilidade para tomar decisões complexas são os fatores determinantes para a escolha, e não sua relação pessoal com o funcionário.

Essas são algumas dicas fundamentais para o exercício da liderança positiva e motivar uma equipe. Se você também quer ficar por dentro de tendências do mercado de segurança e dicas para organização da rotina, assine nossa newsletter e receba informações atualizadas sobre temas importantes para o seu trabalho!