Automação Residencial: mais conforto e segurança em casa

Automação Residencial: mais conforto e segurança em casa

Muito já se falou sobre o futuro da tecnologia, mas talvez nenhum visionário foi tão assertivo como William Hanna e Joseph Barbera, quando criaram em 1962 a família do futuro, Os Jetsons. A animação se passava em 2062, cem anos à frente de sua época, mas com apenas pouco mais de 50 anos já podemos ver alguns daqueles avanços se realizando. Uma dessas maravilhas tecnológicas é a automação residencial.

Se você não tem a mínima ideia do que estamos falando, calma, vamos te explicar. A automação residencial é o processo de integração entre vários equipamentos elétricos e automatizados dentro da sua casa.

Quando você torna sua residência automatizada, com apenas um comando será possível apagar as luzes da residência, desligar o ar-condicionado, fechar cortinas, fazer o gerenciamento da segurança e câmeras, entre outros. Sua casa toda, como se fosse um jogo de videogame.

Confira a seguir alguns exemplos do que se pode fazer com essa tecnologia:

Iluminação

Este é um ponto bem relevante, pois trata do consumo de energia. As lâmpadas só irão acender se necessário e no nível de luminosidade estabelecido. Essa ação faz com que a vida útil das lâmpadas aumente e contribui para a diminuição no gasto de energia.

A ativação dos comandos poderá ser dada pelo seu próprio celular, através de alguns aplicativos que possam conversar com os equipamentos que comandam as lâmpadas. Você pode programar o perfil da iluminação da sua casa para diferentes horários e determinados ambientes.

Cortinas e persianas

Também relacionado ao assunto de luminosidade, você pode controlar o fechamento e a abertura de suas cortinas ou persianas, podendo não só controlar a privacidade de sua casa com esses comandos, mas evitar o acendimento sem necessidade da iluminação enquanto houver luz natural.

Cinema em casa

Áudio e vídeo também poderão ser controlados através do sistema. Pode-se fazer o comando individual para cada equipamento, ou mesmo criar cenários, trabalhando com o controle de luz, tipos de projeções e climatização sonora em todos os cômodos da casa.

Novidades na automação residencial

Uma das grandes novidades quando se fala de automação residencial é a biometria. Trata-se da disponibilidade de poder controlar quaisquer dispositivos através da ponta dos dedos. Inclusive, é possível cadastrar uma tarefa diferente para cada dedo da mão. Incrível, não?

Além da comodidade criada, a biometria traz o diferencial de proteger sua casa contra possíveis invasões. Caso alguém não autorizado tente acessar a casa com sua própria impressão digital, uma mensagem será imediatamente enviada ao seu celular, alertando-o do perigo.

Celulares e tablets: grandes aliados

Umas das maiores modernidades quando se trata desse assunto não é nem a engenharia aplicada para poder conectar toda a casa, mas a forma como estas opções podem ser acessadas pelos usuários.

Além da biometria e os sensores espalhados pela casa, capazes de parar ou iniciar uma determinada tarefa, a automação residencial permite que o usuário utilize seus celulares e tablets para controlar esses processos.

Aliado a essa tecnologia está o acesso externo, uma vez que você poderá controlar todo o sistema residencial de onde quer que você esteja, simplesmente através do celular, tablet ou notebook.

Seguindo essa linha, quem sabe nos anos que se seguem não apareçam mais novidades tecnológicas previstas por Hanna e Barbera.

E você, o que acha de toda essa tecnologia disponível atualmente? Tem alguma dúvida ou novidade sobre o assunto pra contar pra gente? Compartilhe, deixando seu comentário.